Marketing e Vendas: Qual a diferença?

Marketing e vendas são um dos componentes mais importantes da sobrevivência de uma empresa no mercado. Embora ambos sejam dependentes uns dos outros, muitas pessoas confundem marketing com vendas e vice-versa, o que é um grande erro. O marketing envolve a criação de um produto de acordo com as necessidades do mercado e dos clientes, promovendo o produto através de publicidade, etc., e estabelecendo um preço competitivo para o produto. O marketing é uma plataforma que impulsiona as vendas. Enquanto, por outro lado, o processo de vendas é o que você faz para vender um produto com sucesso e buscar um contrato. Vendas e marketing juntos fazem parte da venda e não se pode dispensar o outro. Eles também podem ser chamados de atividades. O sucesso de uma empresa é fundamental para o sucesso dessas duas importantes atividades.

O marketing é a espinha dorsal do futuro e da plataforma de lançamento de uma empresa para as vendas. Embora o processo de marketing englobe o design do produto, a publicidade, etc., o processo de vendas é a execução de todos os esforços que envolvem interação direta com o cliente, seja por meio de reuniões presenciais ou por telefonemas frios ou por meio de rede. Mas há sempre uma rivalidade contínua entre os dois, um reivindicando dominância sobre o outro. O pessoal de marketing diz que tem vantagem porque acha que são eles que criam os produtos, definem a estratégia e também desenvolvem ferramentas essenciais para as vendas. Eles dizem que as vendas são o resultado do marketing e, portanto, devem seguir suas instruções. O pessoal de vendas pode não concordar com essa visão e pode ser completamente oposto em sua opinião. Eles acham que são os vendedores que realmente vendem um produto e trazem dinheiro para o negócio.

Mas muitos especialistas acreditam que o marketing deve desempenhar um papel fundamental entre os dois. Uma campanha de marketing bem-sucedida torna as vendas mais fáceis e faz com que as pessoas acreditem que, na verdade, são as pessoas de vendas que são os líderes dominantes. O papel mais importante do departamento de marketing é criar oportunidades para o departamento de vendas. O marketing impulsiona vendas e vendas impulsiona o sucesso das empresas. O marketing é como um suporte de vida para as vendas, aquele que está constantemente fazendo o backup do departamento de vendas e permitindo que eles entreguem o produto final com sucesso. Não deveria haver uma corrida para ganhar supremacia sobre outro departamento, mas uma corrida para conquistar o mercado e os clientes trabalhando juntos.

Muitas empresas combinam vendas e marketing juntas, mas na realidade elas têm alvos diferentes. Enquanto o departamento de vendas está interessado em cumprir os requisitos do que o cliente pediu, o departamento de marketing está realmente ocupado estudando o que o mercado exige. O objetivo do departamento de marketing é prever como o mercado será moldado no futuro. Eles devem visualizar seu produto atendendo às necessidades do mercado para os próximos anos e estar prontos para fazer mudanças no design de seus produtos de acordo.

É muito importante que uma empresa integre seu departamento de vendas e marketing de maneira bem-feita. É a integração correta dessas duas entidades importantes que alimenta o crescimento de uma empresa. As pessoas que vendem não devem ser meramente tratadas como cobradoras de dinheiro. Cada departamento tem seu próprio papel e deve andar de mãos dadas na venda do produto da empresa e deve ser o principal critério importante.


Consultoria SEO para Psicólogos